5 DICAS DE COMO FOTOGRAFAR UM ENSAIO COM APENAS UMA LENTE.

Já faz um ano que fiz esse ensaio com a minha sobrinha, na época a pedido da minha irmã. E recordando as fotos aqui em decidi fazer um post sobre como fotografar um ensaio com apenas uma lente. Vou contar essa história melhor.


Demoramos um pouco para decidir a localização que faríamos, e optamos por fazer no Bosque Dos Jequitibás, aqui mesmo em Campinas. Lá é um lugar bem difícil para fotografar, por conta da inclinação do terreno e de sua extensão a tendência é andar bastante, cansar um bocado, e você pode acabar se distraindo com os animais e a vista.


Pensando nisso eu decidi, na porta do parque, que eu usaria apenas uma lente para fazer o ensaio todo. E a escolhida foi a minha amada Canon 50mm 1.8 - famosa cinquentinha. A decisão por usar essa lente veio de justamente não desejar mostrar todo o ambiente, e tirar o foco da modelo. Assim eu enfrentava um desafio que me divertiu muito.


Claro que houve um momento em que eu fui forçado a usar uma grande angular, nesta foto eu estou em cima da mesa, e ela deitada, eu não conseguiria esse click utilizando a 50mm em um sensor APS-C, que é o da minha câmera. Mas foi só.


Fotografia de criança, ensaio externo em Campinas SP, Bosque dos Jequitibás.
Ensaio infantil em Campinas SP.

Portanto decidi escrever aqui algumas dicas e considerações se deseja fotografar um ensaio com apenas uma lente fixa:


1. Movimente-se: como a lente não dispõe do amado "zoom", quase toda vez que desejar reenquadra uma cena você será forçado a mudar de local, isso obrigará você a pensar de uma forma diferente, o que é muito bom.

Fotografia de criança, ensaio externo em Campinas SP, Bosque dos Jequitibás.
Fotografia de criança em Campinas SP

2. Não dá pra colocar tudo no quadro: devido fotografar sem uma grande angular obriga você a tomar distância quando desejar colocar mais alguns elementos no frame. Muito embora na maioria, não será suficiente para você colocar tuuuudo nele. Aproveite para contar uma história no seu click, sem muita confusão visual.



3. Tire o máximo do local que está: e o inesperado, forçado(a) a pensar de uma forma diferente sobre o local, use a oportunidade de não caber tudo no frame para mudar completamente a ambiência. É possível transportar totalmente, se identificar os locais para fazer isso. Esta é uma casinha, escondida no fundo do bosque com algumas antiguidades, aproveitei a sua parede e essa ossada para mudar todo o clima e adicionar um toque diferente na foto.

Como fotografar um ensaio com apenas uma lente?
Ensaio externo em Campinas SP

4. Abuse do Bokeh: a grande vantagem de lentes tele (ou quase) e as de grande abertura, é a possibilidade de conseguir um efeito de desfoque lindo. Sendo uma tele (50mm em sensor APS-C ou as 85mm, 100 mm etc) mesmo com o diafragma um pouco mais fechado é possível conseguir um efeito bokeh muito bom. quem sabe em breve escrevo sobre isso :D Aproveite para "borrar" o que não for tão interessante, ou para criar novos efeitos com o que tiver disponível. Na primeira foto usei a fonte d'água, e na segunda uma plantinha :D


5. Busque uma nova perspectiva: Tenho fotos feitas de um ângulo superior, inferior, enfim. Não se apegue aos nomes técnicos de ângulos e planos nesse momento. Entre no flow, deixe a criatividade falar mais alto, e busque valorizar o que está fotografando, mesmo que o cenário não seja perfeito, com um olhar treinado e experimentando algo diferente dá para extrair um resultado ótimo.

Como fotografar um ensaio com apenas uma lente?
Ensaio externo de criança em Campinas SP.

Muito obrigado a você que parou aqui, que leu o post e viu as fotos. Espero que eu tenha ajudado se você nunca fez algum desafio desses, e se fez conta ai, quais são os seus maiores desafios no momento?

Gosto de compartilhar informações, eu aprendi muita coisa na internet, então acho que é a minha obrigação retribuir :D


Se quiser ver mais fotos desse ensaio pode entrar aqui na galeria: https://www.ensaio-giovanna.viniciusvieirafotografia.com/p-gina


Ou na minha página do Facebook: https://www.facebook.com/viniciusvieirafotografia/


Um grande abraço a todos, e me segue no insta :P @_viniciusvieirafotografia


#ensaioexterno #ensaioinfantil #ensaiofotografico #ensaiodecrianca #fotografiadecrianca #fotodecrianca #fotografiaemcampinas #lugaresparafotografaremcampinas #fotografoemcampinas #dicadefotografia #canon #canon50mm #50mm