5 DICAS DE COMO FOTOGRAFAR UM ENSAIO COM APENAS UMA LENTE.

Já faz um ano que fiz esse ensaio com a minha sobrinha, na época a pedido da minha irmã. E recordando as fotos aqui em decidi fazer um post sobre como fotografar um ensaio com apenas uma lente. Vou contar essa história melhor.


Demoramos um pouco para decidir a localização que faríamos, e optamos por fazer no Bosque Dos Jequitibás, aqui mesmo em Campinas. Lá é um lugar bem difícil para fotografar, por conta da inclinação do terreno e de sua extensão a tendência é andar bastante, cansar um bocado, e você pode acabar se distraindo com os animais e a vista.


Pensando nisso eu decidi, na porta do parque, que eu usaria apenas uma lente para fazer o ensaio todo. E a escolhida foi a minha amada Canon 50mm 1.8 - famosa cinquentinha. A decisão por usar essa lente veio de justamente não desejar mostrar todo o ambiente, e tirar o foco da modelo. Assim eu enfrentava um desafio que me divertiu muito.


Claro que houve um momento em que eu fui forçado a usar uma grande angular, nesta foto eu estou em cima da mesa, e ela deitada, eu não conseguiria esse click utilizando a 50mm em um sensor APS-C, que é o da minha câmera. Mas foi só.


Fotografia de criança, ensaio externo em Campinas SP, Bosque dos Jequitibás.
Ensaio infantil em Campinas SP.

Portanto decidi escrever aqui algumas dicas e considerações se deseja fotografar um ensaio com apenas uma lente fixa:


1. Movimente-se: como a lente não dispõe do amado "zoom", quase toda vez que desejar reenquadra uma cena você será forçado a mudar de local, isso obrigará você a pensar de uma forma diferente, o que é muito bom.