top of page

COMO GRAVAR VÍDEOS COM O CELULAR

Updated: Jul 23, 2021



Nesse post quero ajudar vocês em como gravar vídeos com celular de forma profissional. Tenho tido muitos pedidos de pessoas que querem melhorar a qualidade dos vídeos, e às vezes não sabem por onde começar.


Vamos logo sem demoras, vou dar aqui 8 dicas de como gravar vídeos em alta qualidade com celular, boraaaa \o/





1. Orientação da tela

Primeira coisa a prestar atenção é a orientação da tela você precisa definir onde a mídia vai ser veiculada, Isto é, onde pretende postar - Instagram (stories, reels, feed), Facebook, youtube, Tiktok etc.


Assim, você vai poder decidir se o vídeo vai ser gravado na vertical ou na horizontal, todas as redes aceitam que o vídeo gravado na horizontal seja postado na vertical com faixas pretas nos cantos da tela. Mas se você já sabe onde vai postar o vídeo fica muito melhor que o formato bata com o nativo, aproveitando assim toda a extensão da tela do espectador.


2. Estabilização

Ter um vídeo estabilizado é muito importante para prender a atenção do espectador e não torná-lo confuso. Existem N formas de estabilizar um vídeo a mais comum é com o uso de um tripé. No mercado é muito fácil encontrar vários modelos e preços de tripé, aqui o que manda é o seu bolso e a sua necessidade.

Recomendo começar com um médio, que dê para gravar na mesa ou em pé, e que venha com o suporte adaptador para celular. Mas mesmo para quem não tem um tripé para gravar vídeos ainda use qualquer coisa que você encontre, pode ser uma caixa, um livro, apoiar seu celular na parede, em um lugar que ele fique parado e seguro.


E, se for gravar sem tripé algo em movimento, mantenha sempre os seus cotovelos próximos ao corpo e o celular o mais parado possível. Caminhe com os joelhos flexionados e ande devagar. Vou deixar aqui um link de um vídeo que ensina movimentos de filmagem :D





3. Iluminação

É com certeza um divisor de águas, um vídeo bem iluminado faz toda a diferença. Caso você não possua iluminação artificial como leds etc, use o sol ao seu favor, ele pode te dar um suporte muito bom, então se liga nas dicas a seguir para te ajudar.


  • Grave nos horários que o sol esteja mais baixo de manhã, não muito depois das 11h e à tarde, depois das 15h de preferência.


  • Escolha um local claro (quanto mais melhor), e para ter uma boa luz suave use uma janela grande, se tiver vidro fumê, mini boreal ou blindex é melhor ainda. A luz fica muito suave e linda para o seu vídeo.

4. Enquadramento e C


Aqui eu vejo que a maioria das pessoas peca, e muito!!! São dois assuntos (andam juntos mas são diferentes)extremamente importantes para não causar uma sensação de desconforto ou “tem algo errado aqui” no seu espectador. Vou separar alguns tópicos para facilitar, já que poderíamos fazer um post só de cada um deles xD


  • Horizonte: tente, se puder NUNCA gravar o seu vídeo torto... As linhas verticais ganham um aspecto de funil quando se move a câmera/celular para baixo ou para cima, e isso está tudo bem na maioria dos casos. Mas a linha do horizonte é sempre reta, não importa como nossas cabeças estejam. O cinema usa constantemente a angulação do horizonte para causar desconforto, então repare bem nisso!!!


  • Regra dos terços: essa imagem que você está vendo tem 4 intersecções, coloque o seu ponto de interesse bem em cima delas (ou próximo), e das linhas, que você vai “guiar” olhar do público através desses elementos.

Use ⅔ da imagem para o seu assunto e ⅓ para o fundo e outras coisas. Não vou me prolongar, quem sabe um dia eu escreva apenas sobre ela, mas use sempre que é tiro e queda, vai deixar o seu vídeo perfeito.


Aqui tem um link para quem quiser ler um pouquinho mais sobre isso :D


  • Planos: esse aqui é o seu elemento de narração, vemos isso sempre no cinema, nas novelas, no jornal, e geralmente sem reparar. Aqui também dá pra falar muito, mas para simplificar (muito) é o corte, e quão “perto” você vai estar da câmera.


Eu gosto muito do plano americano (corte acima do joelho), hoje em dia é muito usado o plano próximo ou mesmo o close (principalmente para vídeos na vertical).


Existem diferentes nomenclaturas para a mesma coisa, geralmente em francês, inglês e traduzida para o nosso idioma. Na prática, meu conselho é sempre que for passar uma mensagem e quer captar a atenção, use a câmera perto de ti, e um pouco de fundo, e quando for mostrar um ambiente ou um conceito, use o plano inteiro.


Para os mais nerds que quiserem ler mais sobre o tema, eu recomendo começar por aqui :D





5. Áudio

A iluminação é o que deixa o vídeo com aquela cara de “UAU!”, mas com som ruim as pessoas vão pular fora nos primeiros segundos, sem querer saber do conteúdo. Preste atenção redobrada para o som.



E sim, tudo conta - tom da voz, volume, ambiência - Buzinas, som de carro, pessoas falando, cachorros, ruídos de todo tipo são terríveis. Eu pessoalmente não assisto nada que tenha sido produzido nas coxas.. Então preste atenção:


  • Evite lugares muito abertos para não bater ventos fortes no microfone;


  • Se puder use um microfone de lapela, ou o que tiver com almofada, para captar apenas o som da sua voz.


Hoje existem várias opções com ótimos preços no mercado, para você usar no celular. Se você não tem microfone pode utilizar o próprio fone de ouvido do celular, aquele microfoninho capta bem o som e você pode deixá-lo em cima da mesa, ou escondido dentro da sua camisa. Se tiver um fone Bluetooth também funciona (e muito bem por sinal), eu já fiz isso e resolve muito o problema.


  • Ao falar esteja preparado e seguro do que vai falar;


  • Encha o seu pulmão antes de falar, dê as pausas necessárias e fale em uma cadência constante e firme. As pessoas se conectam com isso;


  • coloque seu celular no modo avião sempre que for gravar, para que não haja sons de mensagens no fundo, ou ele vibre com notificações, ou mesmo que você tenha interrupções indesejadas com uma ligação.


DICA EXTRA: já que estamos falando de áudio vamos falar de música. Não deixe que ela “roube a cena” do seu vídeo, use em uma porcentagem baixa e suba o volume apenas nos cortes.


E claro, tome cuidado com direitos autorais. Não que vá ser processado, mas seu vídeo pode não subir ou ficar sem áudio, dependendo da plataforma. Use as mídias da própria plataforma que for postar, para evitar aquele STRIKE!


Se vai gravar vídeos para o insta ou Tik Tok pegue da própria biblioteca deles, assim está tudo tranquilo. Uma coisa boa que sempre uso é a biblioteca de áudio do Youtube, lá você encontra músicas livres de direitos autorais, pode postar sem medo ❤️




6. Roteiro

Não precisa ser nada mega complexo nem super elaborado como se fosse uma produção cinematográfica megalomaníaca, mas antecipe os passos para que a qualidade do seu vídeo chegue a um nível profissional.


Saiba o que vai ser dito com antecedência, como será filmado e quantos minutos aproximadamente o seu vídeo terá. Se vai precisar mudar a iluminação, inserir imagens ou algo do tipo. Com roteiro em mãos tudo fica mais fácil pois você sabe por onde começar e tem certeza de quanto acabou e o melhor, que o trabalho foi bem executado e você está pronto para passar para as próximas fases.




TESTE TUDO ANTES DE COMEÇAR

AGORA VAMOS PARA A PÓS.


7. Edição

É importante que a edição valorize a transparência e a facilidade de compreensão do que está sendo dito complementando o tópico anterior no roteiro, lapidando e potencializando uma experiência agradável para quem assiste os seus vídeos.


Existem várias opções de aplicativos para edição de vídeos no celular, aqui vale muito o gosto do cliente, você tem que se sentir confortável com a interface e ele precisa te proporcionar as ferramentas necessárias.


Particularmente eu não sou fã do Instagram mas acho o editor do Tik Tok muito bom, sendo assim, se você não tem nenhum aplicativo de edição pode gravar os seus vídeos no Tik Tok ( caso esses fiquem dentro de um minuto de conteúdo) e compartilhá-los nas demais redes sociais. Nele você consegue aplicar filtros além de fazer cortes, e adicionar legendas e fotos.


Use um app com pontuação acima de 4.5 estrelas e ele vai te ajudar muito.

Aqui vão duas sugestões:






8. Thumbnail - “capa”

Aqui varia muito da mídia que vai postar também, de qualquer modo use o mesmo formato do vídeo para capa, e aconselho sempre usar uma foto ao invés de um frame do vídeo pois assim você conseguirá extrair mais qualidade. Use um aplicativo externo (como o Canva, por exemplo) para colocar o texto com a fonte, cores e arte necessária para chamar a atenção do seu público.



Espero de coração que tenham gostado do conteúdo, se ficou alguma dúvida ficarei feliz em poder ajudar, vou deixar meu contato para o que precisarem me chama no whats que a gente resolve :D É só clicar no link



















bottom of page