top of page

DICAS DE FOTOGRAFIA COM O CELULAR PARA VIAJAR

Updated: Feb 21, 2020

Aqui vão mais 5 dicas de como fotografar com celular em uma viagem. Se você não usa muito ou não tem uma câmera profissional, mas mesmo assim quer saber como fazer fotos boas com o celular, preparei esse conteúdo pra você. Boa leitura e boa viagem :D


VAMOS LÁ!

1. Como fazer foto de paisagens:

Use e abuse da função Panorâmica! antigamente os aplicativos de fotos panorâmicas eram muito ruins, saíam extremamente distorcidas e quase nunca ficavam boas.

Hoje já é bem diferente a realidade, mas ainda temos algumas ressalvas:


A. Mantenha o aparelho bem alinhado na trajetória: mesmo com a grande evolução dos aplicativos temos que tomar cuidado para que a foto seja bem construída, e sai com boa qualidade.


Fotografia panorâmica do Arco da Lapa no Rio de Janeiro/RJ - Petrobras
Arcos da Lapa Rio de Janeiro - RJ

B. Não use toda a extensão disponível no aplicativo (sendo ele baixado ou nativo): Muitos aplicativos fazem uma fotografia praticamente em 180º, mas isso quase nunca é uma vantagem. São poucas as redes sociais que comportam as dimensões que sairão se fizer as fotos assim, então saiba o que pretende com o click (imprimir/postar/guardar e onde isso será feito). Mas se for isso mesmo que quer, use e abuse ;D


Fotografia de Mirante em Brotas/SP - restaurante, cachoeira, trilha.
Mirante em Brotas/SP

C. Mude a perspectiva: essa dica vale para todas as situações na verdade, mas eu decidi colocar aqui pois a tendência é pensar em fotos panorâmicas sempre na horizontal (para colocar tudo no campo de visão, mas dá uma olhada nessa foto abaixo.


Consegui colocar toda essa extensão da cachoeira Cassorova em Brotas, interior de São Paulo em apenas uma foto, o que não seria possível se eu usasse a câmera do celular no modo normal. (esse é o arquivo direto do celular, sem nenhum filtro ou alteração).


2. Evite o sol do meio do dia.

Em dias muito ensolarados, prefira sempre uma sombra leve do que com a cara no sol. A luz fará uma sombra muito dura, e acredite, você não quer isso. Vá em uma sombra se possível, de uma árvore, ou guarda-sol, já será suficiente.


Bonde de Santa teresa x Lago dos Guimarães - Jardim Botânico - Rio de Janeiro


No entanto se estiver fotografando paisagens é um ótimo momento para conseguir AQUELA definição, clique á vontade :D


Foto das falésias, de celular Motorola Moto X, em João Pessoa/PB. Viagem para Natal/RN e passagem em João Pessoa/RN
Falésias João Pessoa/PB

3. Fotos contra o sol – Silhueta

Um efeito muito legal de se usar é fazer fotos contra o sol, para que fique apenas a sua silhueta de um objeto, o contorno do seu corpo/rosto, e assim valorizar as cores que quer fotografar. Como fazer isso? Para fotografar contra o sol você deve clicar para focar na pessoa/objeto que quer só o contorno, e arrastar a exposição (solzinho) para baixo, deixando-o assim escuro, até o ponto que o céu pare de ficar branco e mostre suas cores.



4. Não desvalorize os dias nublados, eles dão fotos lindas

É comum “desanimarmos” em alguns dias nublados, onde a paisagem não fica toda pintada, e menos vívida. Mas não se deixe enganar, um dia nublado tem sim a sua beleza, ele deixa uma luz suave e adiciona um drama a sua fotografia. Aproveite para fotografar construções, prédios e igrejas, é sensacional! E combine com a dica anterior que é sucesso, saca essa.


Fotografai de fábrica de papel que fiz em viagem saindo de Campinas, passando em Mogi Guaçu, rumo a Caconde. Interior de do Estado de São Paulo
Fábrica de papel Mogi Guaçu - Caconde/SP


Hotel Copacabana Palace. Rio de Janeiro/RJ
Hotel Copacabana Palace

5. Evite fotografar com baixa iluminação

Fotografia noturna é um grande desafio para os pequenos sensores e o flash de baixa potência que os celulares têm equipados. O melhor é curtir a sua viagem em vez de tentar registrar algo e acabar frustrado, perdendo o momento. Lembre-se você está viajando e é melhor levar a lembrança, a experiência, do que uma foto toda cagada.


Maaas se por ventura quiser insistir, use algo para iluminar seu objeto (se der), um tripé e um timer ou disparador remoto (fone de ouvido). Tudo vai melhorar se tiver um app com recursos de câmeras DSLR no seu celular, para controlar ISO, tempo de exposição etc.


Claro que esta aqui eu fiz com a minha câmera, quem sabe em um futuro próximo eu falo sobre meu hobby de fotografar estrelas :D Se quiser uma dica de cuidados com seu aparelho eu fiz um post a respeito disso:


Bom divertimento a todos, obrigado por ler :D E me conta qual dessas dicas que você já usava, aqui nas redes sociais.



bottom of page