top of page

FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA EM CAMPINAS

Updated: Oct 21, 2019

Vamos lá, este é o segundo post que farei sobre as minhas aulas de fotografia de arquitetura que fiz pelo Senac Campinas. O primeiro é esse aqui: https://www.viniciusvieirafotografia.com/blog/fotografia-de-arquitetura


Em nossa segunda saída buscamos um aperfeiçoamento, não mais atentando apenas a enquadramento e composição, mas de fato nas técnicas que envolvem a fotografia de arquitetura.


Além da regulagem correta na câmera para extrair a melhor qualidade da lente, evitar flares etc, o desafio neste momento para nós era produzir imagens em HDR e panorâmicas, além de conseguir demonstrar o local que estávamos.



Basicamente usamos várias fotos para fazer apenas uma. Essa panorâmica da entrada da estação é fruto da junção de várias fotos. É claro que pelo uso de uma grande angular é inevitável (neste caso) que se tenha o "efeito barril", mas no caso eu acabei gostando do resultado. Não faz sentido fazer todas as fotos assim, mas em alguns casos temos uma licença poética para conseguir retratar a escala e proporção do local :P



Esta acima é uma HDR, o conceito é parecido mas bem diferente, hoje em dia os celulares vem com essa opção e a maioria das pessoas não sabe para que serve. De forma rápida (em outra oportunidade escrevo sobre), a técnica serve para conseguirmos uma boa exposição das áreas de sombra e altas luzes na mesma imagem (área externa e interna da estação).


Com certeza você já tentou fotografar contra o sol, ou contra uma janela durante um dia ensolarado. É praticamente impossível, por isso usamos o HDR, entre outras coisas.


Combinado também nas temos as fotos em longa exposição. Elas mantem a proporção, utilizando as pessoas que estão em trânsito no local, mas sem identificá-las, conseguindo assim exposições em baixa luz.






Por fim fiz uma HDR de uma casa de esquina próximo a estação cultura. Lembrando que essas fotos todas foram feitas com o uso de um tripé, sem ele seria impossível fazê-las, pois é necessário manter enquadramento, distância etc.


Falarei mais em outros posts sobre essas técnicas, que uso faz tempo, mas aplicadas nesse conceito são bem divertidas. Por hora me conte o que achou das fotos, se quer ler mais sobre o assunto, sugestões e dúvidas, sou sempre ouvidos :D


Grande abraço a todos \o/

Foto de casa antiga em Campinas, arquitetura e urbanismo da cidade. Fotos em HDR.
Fotografia de Arquitetura em Campinas

bottom of page