top of page

FOTÓGRAFO DE CRUZEIRO

Updated: Jun 21, 2023

Se você está pensando em se candidatar para trabalhar em um cruzeiro como fotógrafo, ou apenas começou a pensar se deveria, este post é para você. Vamos falar de como é a rotina de trabalho de um fotógrafo de cruzeiro, e o que fazemos em um dia de trabalho. Vamos lá :D



Dia de embarque

No dia do embarque temos como objetivo pegar o máximo de cabines que pudermos, pois os hóspedes irão passar por nós obrigatoriamente.


Assim montamos dois estúdios no terminal (geralmente) e esperamos por eles, convidamos todos a tirarem a foto e eles seguem para o navio. Pode parecer besteira mas para muitos deles é uma foto tradicional, e elas compõe as fotos de cada porto, então é importante conseguir garantir no primeiro dia.



Isso também fará com que eles visitem a galeria nos primeiros dia, e isso os deixará com certeza interessados em comprar fotos e produtos de nós.


Depois durante o final da tarde e a noite estaremos na galeria, para auxiliá-los a encontrar suas fotos e explicar sobre as promoções que rodamos nos primeiros dias de cruzeiro e fechar boas vendas.


Gangway (passarela)

Essa é a nossa rotina matinal para todos os demais dias de um cruzeiro que não o dia da embarcação. Aqui os hóspedes estão saindo para o porto que atracamos para conhecer a cidade ou para excursões. Pode ser apenas a passarela diretamente para fora, ou para um terminal com shoppings etc, depende da estrutura que o local possui para receber os navios.


Geralmente ficamos em dois, um na porta do teatro (ponto de encontro das excursões), e outro do lado de fora, para conseguir fotografar a todos os passageiros que querem a foto, e claramente conseguir mais cabines para conhecer nosso trabalho na galeria.


OBS*

Aqui tenho que fazer um adendo, pois essa experiência pode mudar dependendo da rota, da companhia etc. Muitas empresas e rotas pedem aos fotógrafos que usem fantasias como de mascotes, ou de piratas por exemplo.


Sei que para a Disney e rotas no Caribe eles sempre pedem, e ainda ficam mais pessoas na passarela. Para nós é tranquilo, trabalhamos em grupo no dia da embarcação e nos demais dias sozinhos ou no máximo em dupla dependendo de como for o porto.

Tender port (bote salva vidas)

Aqui é a mesma experiência que a passarela, mesmo trabalho, porém existem portos que não são capazes de receber grandes embarcações.


Neste caso nós desembarcamos todos no Tender e levamos ao porto. Assim precisamos nos adiantar e estar um pouco mais cedo para preparar tudo do lado de fora, e quando eles descem do tender para o porto nós fazemos as fotos. Após isso voltamos para o navio para devolver as bandeiras, sinais e equipamentos.

Brake

Após a gangway que nos toma cerca de 2h30min a 3 horas, temos uma janela de horário. Varia também entre 2 a 3 horas, e é o tempo que temos para “turistar”, conhecer os portos que estamos, ir ao supermercado, comer e beber algo local etc. Essa com certeza é a parte mais interessante do dias 😂


Sempre há um horário para os hóspedes voltarem a bordo, e um pouco antes para nós trabalhadores (todos, sem excessão). Usualmente é por volta de 15h30, mas varia muito com o porto que estamos, pode ser apenas a noite, e existem portos que posamos por lá.


Mesmo se posarmos no porto em um overnight nós não podemos ficar mais tarde que 2h da manhã. E não podemos atrasar nem um minuto, caso contrário somos reportados e é algo bem sério. Essas regras de segurança não podem ser furadas. Alguns portos infelizmente perdemos pelo horário, por algum treinamento, ou por ser o dia que somos responsáveis por nossas funções no navio advindo do STCW. Se não sabe o que é isso vou deixar o link aqui para pois fiz outro post e vídeo contanto a respeito: https://youtu.be/mf-yud1pbQM


Mas a vida é isso, viemos a trabalho e o trabalho vem primeiro, a gente curte quando pode e trabalha sempre. Vida que segue :D


Setup dos estúdios

No nosso navio o setup é feito às 15h30. Fazemos tudo entre 30 a 50 minutos. Parece simples mas temos que ser muito cautelosos quanto a segurança, então há procedimentos para tudo, muita atenção a detalhes e fazer tudo absolutamente perfeito.


Desde que estamos com o time quase completo (falta um fotógrafo), montamos 3 estúdios por noite. Um na galeria de fotos, e dois em frente a recepção e o café, que fica bem no meio do navio em um espaço amplo e muito bonito, se o dia for pouco movimentado ou estivemos com o time reduzido montamos apenas 2 deles, geralmente na recepção.


Rotina noturna

Voltamos desse segundo brake após o set up das 16h às 17h30 e vamos embora até 22h30 ou 23h todos os dias. Ele é mais curto pois aqui o tempo é para tomar um banho, trocar de uniforme e comer (eu as vezes corro na academia, mas ai janto mais tarde).


Existem 3 diferentes funções que um fotógrafo vai ocupar no período da noite dentro do navio.


1. Estúdio: como disse antes montamos 2 ou 3 estúdios e fica um fotógrafo por noite responsável por um deles. A função desse fotógrafo é convidar os hóspedes para tirar retratos em um (ou todos) dos fundos disponíveis naquela noite.

Trocamos de fundos todas as noites, e isso incentiva que eles voltem em outros dias para escolherem as melhores no ultimo dia de cruzeiro. Os fundos podem ser temáticos (natalino por exemplo), arte abstrata, podemos usar as escadarias do navio, que são muito bonitas, texturas, etc.A ideia é proporcionar fotos bonitas para os hóspedes e acima de tudo uma ótima experiência durante o ensaio, pois isso que faz as fotos venderem bem.


2. Galeria: ficamos em dois, se possível, na galeria. Um para auxiliar os hóspedes a navegar pelo sistema e ver as suas fotos, oferecer os nossos produtos e pacotes, e outro responsável pelo estúdio (se houver).

3. Restaurante: existem 5 diferentes restaurantes no navio com refeições especiais que precisam de reservas, tanto se o hóspede tiver comprado o pacote quanto pode ser vendido a parte. Eles são temáticos (Steak house, churrascaria brasileira, japonês, francês, e italiano).

Nesses restaurantes ficam dois fotógrafos responsáveis por oferecer uma foto na mesa. Muitas vezes as pessoas estão comemorando um aniversário, noivado ou qualquer data/reunião importante, e acabam comprando a foto. Fazemos a foto quando eles chegam e vendemos ao final da refeição.


Depois de tudo isso nos reunimos, guardamos todos os equipamentos, cobramos no sistema o que vendemos naquela noite, entregamos os pedidos do dia, breve reunião (se tiver), e estamos dispensados.


Principais objetivos

Mais do que tudo, se você está buscando trabalhar para um companhia ou para qualquer negócio no ramo de fotografia precisa entender que se trata de venda.

Temos que aprender sobre modelo de negócio dessa empresa, e vender o que eles tem a oferecer. Sim fotografia é arte, mas quando estamos vendendo trata-se de negócios.


Não podemos ter “liberdade artística” e ao mesmo tempo esperar que a empresa se adeque a nossa visão. É um modelo de negócio já planejado, temos que nos adaptar e oferecer o nosso melhor. Fiz esse conteúdo para o Youtube também, vou deixar aqui o link para quem quiser ver o vídeo com mais detalhes.


E ai, gostou do conteúdo? Se sim dá um pulinho no link e me segue que a gente vai atualizando e postando mais, sempre aceito sugestões.


Forte abraço.

Vejo vocês por ai :D



 

bottom of page