top of page

MELHORES HORÁRIOS PARA FAZER UM ENSAIO EXTERNO

Updated: Jul 23, 2021

Existem sim os melhores horários para se fotografar, e eu vou dizer já quais são e os motivos. Vou detalhar como é fotografar durante o dia e conto a minha opinião, vamos lá \o/



Amanhecer e anoitecer:

aqui é demais para quem vai fazer ensaio no litoral, aproveitar o sol nascendo, pode parecer um pouco cansativo, mas vale cada segundo. Fotos no amanhecer ou entardecer proporcionam a chamada hora dourada ou golden hour, é aquele em que o céu fica com as cores quentes e vívidas, sem igual.


Quais são os benefício?

A - O sol nesse horário todo mundo sabe que é sensacional, as cores e o alto contraste deixam as fotos mágicas, imagina usar isso a seu favor?


B - Vocês terão o local todo para vocês, nesse horário tudo está sempre vazio, a rua, as praças, as praias, as trilhas. É perfeito para fazer fotos mais ousadas, também para abusar das angulares, sem se incomodar comparecer mais gente na foto.







Manhã:

logo após o nascer do sol o céu vai estar com uma tonalidade de azul sem igual, as sombras deixarão as fotos com um contraste maravilhoso e não tem como não saírem fotos lindas.


Para ilustrar aqui deixei nesse álbum algumas fotos que fiz durante a 9ª meia maratona de Campinas, corrida que acontece pela manhã, luz natural e especular e muuuuito movimento :D




*Meio dia:

as horas mais próximas do meio dia são de longe as piores para se fazer retratos. O sol está muito forte, no meio do céu, quase impossível de controlar, com sobras muito arcadas nos olhos, embaixo do nariz, queixo etc. Eu sempre evito na hora de fazer ensaios externos.


Existem alguns segredos que funcionam, usados na indústria da moda etc.. Mas via de regra é prudente evitar, também pelo motivo de ser o horário mais agressivo do sol.



Tarde:

particularmente eu adoro fotografar durante a tarde, céu lindo, dá pra usar a criatividade com flare da lente, refletores, luz especular, todo mundo animado, é simplesmente sensacional.


Praticamente a mesma força do meio do dia em luz, mas com o sol mais ameno e temperaturas melhores, sem transpirar tanto.


Ensaio externo no swiss park - Campinas.


*Noite:

Aqui é claro só vai ficar legal se você conhecer um bom fotógrafo.. caso contrário evite (rsrs). Fora a brincadeira, sem demagogia, aqui é preciso conhecer o uso do flash e técnicas diferentes para rolar, então busque alguém que tenha esse tipo de foto em seu portfólio.


 

MINHA DICA

O que eu sempre aconselho a todos que vão fotografar comigo é que escolha dois horários que se seguem, para podermos aproveitar o máximo de dois "universos".


Exemplo: amanhecer e manhã ou tarde e entardecer. Assim é possível aproveitar dois tipos de iluminação e ter uma gama muito grande de variedades dentro de um ensaio.


Outro motivo de eu adorar as fotos da tarde é que temos um sol mara, todos os benefícios da hora dourada logo em seguida e por fim, se restarem energias, algumas fotos durante a noite. Quer coisa melhor?!


Fiz um post sobre locais para fotografar em Campinas, para quem é da região, quem quiser é só acessar o link:


E aí já escolheu seu horário? O que acha de fazer um ensaio comigo?

Me chama no Whats e me siga nas redes sociais :D



 
bottom of page