TREINAMENTO STCW

O que é STCW?


É um treinamento solicitado pelas companhias de cruzeiro. Nele você vai aprender técnicas de sobrevivência, prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e segurança pessoal e social.

Muitas companhias exigem que você faça o treinamento em terra, antes de embarcar, mas felizmente eu trabalho para uma empresa que me permitiu fazer a bordo, enquanto eu cumpro meu contrato.


Nesse post vou falar sobre o curso a bordo pois foi o que eu fiz.



Como é o treinamento do STCW a bordo?

A bordo o treinamento dura cerca de 11 dias, dependendo de como estiver a rota, e a agenda de todos esteja disponível. é bem tranquilo, temos um grande manual para ler e várias aulas teóricas sobre o assunto. E extenso mas tivemos a sorte de ter as aulas com um oficial muito divertido (Sorin), sempre de bom humor, fazendo boas piadas e deixando todos confortáveis, tirando todas as dúvidas que tínhamos e exemplificando muito bem.



O que a gente aprende no STCW?


Vemos toda a teoria do assunto, e depois fazemos a parte prática. Nela temos o tour pelo navio para ver todos os equipamentos disponíveis e localização de cada um deles, vemos também procedimentos de primeiros socorros, e os mais interessantes são a aula na piscina para sobrevivência em alto mar e a de combate a incêndio. Divertido também é entrar na sala onde ancoram o navio, bem perigoso mas muito legal de ver as cordas, correntes e como operamos.


Como Sorin (oficial de segurança que nos deu o treinamento) havia gostado de nós, tivemos a grande sorte de ser a única turma a bordo (e dos últimos tempos) a ter a oportunidade de subir para a Bridge (torre de comando no navio). Para subir lá só com pessoal autorizado, o elevador precisa de uma chave mágica, e a gente conseguiu 😊

As mensagens vindas de la são totalmente “steampunk”, parece que a gente está dentro de um filme!