top of page

6 - DICAS PARA FAZER UM ENSAIO EXTERNO

Aqui estão algumas dicas sobre o que levar em um ensaio externo. Decidi escrever sobre isso pois sempre passo isso a todos que fazem fotos comigo e informação tem que ser compartilhada :D


É basicamente um passo a passo de como fazer um ensaio incrível que vai se lembrar para o resto da vida, em 3 minutinho de leitura. Espero que tenha ajudado.


1 - Troca de roupa

Leve de duas a três trocas, para ter fotos com looks variados.

a) É muito interessante levar peças que combinem bem entre si, para que aumente a possibilidade de escolhas.

Ex: se você tem um vestido que vai bem de salto, tênis, ou uma jaqueta (jeans ou couro), que "combina com tudo" abuse dessas variações durante o ensaio. Acessórios são sempre bem vindos, mas cuidado para não exagerar.


b) Atenção ao local de escolha, cuidado para não ficar muuito fora do contexto, fazer um look muito carregado para um ensaio mais próximo a natureza é quase sempre uma péssima ideia.

Se possível converse com antecedência com seu fotógrafo para alinhar paletas de cores, isso é muito importante e vai deixar suas fotos lindas, pois alguns locais tem cores marcantes e é ótimo usar isso a seu favor.


Minha dica de ouro: em lugares que tem bastante vegetação é legal não usar nada muito marcante e tons muito chamativos. Aconselho sempre cores sólidas (branco, preto, um azul/verde discreto), tons pastéis ou terrosos se tiverem também é legal.


Para ambientes urbanos ou com paredes com artes em grafite, coloridas, ai dá para ser mais ousado, usar roupas mais informais etc.

Claro que quem manda em tudo isso são vocês, o estilo e as combinações tem que ir de acordo com o que gostam, sempre :D


2 - Maquiagem extra

Se você não está levando um(a) maquiador(a) então leve um kit de urgência xD

Condições climáticas e acidentes no percurso podem acabar com a sua make, e a gente não quer isso. É prudente colocar na bolsa um kit leve para essas situações. Nunca está no planejamento mas acontece.



3 - Água!!!

Parece muito óbvio, mas na hora todo mundo esquece, até o fotógrafo (hahahahaahahahahahaha). Em dias quentes, ou em períodos mais longos é muito importante manter-se hidratado, coloque uma garrafinha de água na sua lista que nunca é demais.

Em locais mais afastados é normal não ter local para comprar, e em lugares públicos muitas vezes as "fontes" são de procedência duvidosa, evite esse desconforto, ninguém precisa sair do ensaio cuspindo fogo.



4 - Repelente

Esse não pode faltar. Principalmente se o ensaio será em um parque ou na praia. Ter um bom repelente na mão pode ser um divisor de águas entre o seu ensaio ser extraordinário ou um porre.

Todo mundo odeia aquela orla de insetos, e ficar sendo picado e abanando eles com certeza deixará tudo mais complicado para ser fotografado. Não precisa levar um litro, é só um pequeno frasco e pronto, já estarão a salvo :D

Existem lugares que são lindos, e dão fotos extraordinárias, mas sempre tem aquele pernilongo atrás do tronco.



5 - Protetor solar

Uhum, o único registro que vai querer de um ensaio fotográfico são as fotos :D Uma insolação ou marcas fortes na pele não são uma opção legal, fique só com as fotos e vai amar xD

O ensaio tem que ser algo gostoso de fazer e lembrar, é sempre ótimo proteger quem a gente ama, leve o protetor solar.



6 - Snacks

Por incrível que parece um ensaio externo exige um bocadinho de esforço e disposição, andamos um pouco, mudamos de local, brincamos, dançamos, corremos, para pra pose, troca de roupa, e anda e posa e troca de roupa... Vai por mim, leve um lanchinho (mesmo que seja uma fruta) que é sucesso, no final irá me agradecer. Para quem está fazendo ensaio infantil ou ensaio pet esse item (assim como a água) é indispensável!!!



Tá em dúvida de onde fazer as fotos? Fiz um post sobre Lugares para fotografar em Campinas:


Eai não bateu aquela vontade de fazer um ensaio? Me chama no whats, vamos fotografar.


 

bottom of page