7 DICAS PARA FOTOGRAFAR SHOWS

Atualizado: 15 de abr. de 2019


Sem muitas delongas vou deixar aqui as dicas que separei para vocês :D É comum me perguntarem algumas coisas sobre fotografia de shows, eventos, baladas etc.

Sei que tenho muito a aprender, mas venho aqui compartilhar conhecimento para pessoas que desejam um resultado diferente do que vem tendo, para ajudar quem está começando


Seguem as dicas :D


1 - Fotometria: é claro que em shows, teatros, apresentações, sempre vamos fotografar mais pessoas do que objetos, então a dica aqui é fotometrar o lado que tem mais luz na face da pessoa, as sombras são possíveis de recuperar na pós, os pontos estourados são mais difíceis.

De toda forma, se conseguir configurar bem a câmera vai ter muita luz nas zonas escuras e não precisará se preocupar tanto na pós. Ah, e eu costumo usar medição pontual em locais assim, a câmera dificilmente te passará uma informação precisa devido a diferença de luz.


2 - Foco: o uso das zonas de foco é muito válido para essas situações, tanto para aqueles que tem dificuldade na recomposição usando apenas o ponto central de focagem, ou em questão ao uso de grandes aberturas, que induz a possíveis erros de focagem. Tudo vai depender do desempenho do seu equipamento, e o quão bem você consegue focar e recompor (reenquadrar), se a iluminação não está tão baixa e eu consigo utilizar os pontos mais afastados eu sempre opto por eles, por questão de praticidade.

3 - Velocidade: shows são sempre agitados, os músicos estão se movimentado, e até o movimento das mãos no instrumento pode borrar em baixas velocidades. A ideia é fotografar com o obturador mais veloz possível, para não acontecer nenhum desastre. Fotometrando em um ponto com bastante iluminação (que geralmente tem-se um canhão de luz apontado para eles), não terá problema algum.


Ah Vi, mas ai não vai matar a iluminação natural? Não. Basta ajustar o Iso e a abertura que tudo se resolve.